Cursos da Instituição 

Universidade Braz Cubas

Universidade Braz Cubas

( Mogi das Cruzes) São Paulo

Ver mais informações da instituição

Cursos da instituição: Universidade Braz Cubas

Curso formativo: Centro: Temática:  

Pós Graduação Especialização em Implantodontia

Pos Graduação Presencial (Brasil)
Universidade Braz Cubas Pos Graduação Saúde Informação da Pós Graduação

Pós Graduação Semiotica, Tecnologias de Informação e Educação

Pós Graduação Presencial (Brasil)
Universidade Braz Cubas Pos Graduação Tecnologia Informação da Pós Graduação
Informação sobre Universidade Braz Cubas

A Universidade Braz Cubas nasceu em Mogi das Cruzes, distante 50 quilômetros da Capital, em 1940. Inicialmente a escola abrigou um pequeno curso de preparatórios. Vieram a seguir o ginásio, cursos de nível médio e comércio.

Na década de 60, o governo federal iniciou a política de abertura de novos cursos superiores, que o País reclamava de longa data. Em 1964, já mantenedora de vasto complexo educacional de 1° e 2° graus, a Sociedade Civil de Educação Braz Cubas decidiu orientar a entidade para o novo campo do ensino superior. Um ano depois, o Conselho Federal de Educação concedia autorização para o funcionamento da Faculdade de Direito Braz Cubas.

Não desejando improvisar e continuando a funcionar dentro do mesmo espírito com que foi fundada, só três anos depois a Braz Cubas pleiteou e obteve autorização para abrigar outras faculdades: a de Ciências Econômicas e Administração de Empresas.

O ensino superior, esti-mulado pela política da educação, cresceu em todo o País e a Braz Cubas, atendendo à prioridade atribuída ao setor tecnológico e à carência de engenheiros in-dustriais, foi autorizada a instalar a Faculdade de Engenharia de Operação. E tão eficiente foi o curso ministrado, que especialmente a indústria automobilística do Grande ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema) passou a empregar não só formados mas até mesmo boa parte dos alunos da UBC.

Passo a passo a instituição continuou a crescer, a construir edifícios destinados especialmente para fins didáticos, a adquirir modernos equipamentos para seus laboratórios, a formar excelentes bibliotecas e evoluir sempre seu padrão de ensino.

Em 1970, o Conselho Federal de Educação concedeu autorização para a instalação da Faculdade de Arquitetura e um ano depois para a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, com as licenciaturas de Letras, de Estudos Sociais, além do curso de Psicologia, com bacharelado, licenciatura e formação de psicólogo. Mais dois anos e instalava-se a Faculdade de Comunicação Social.

Na sessão de 14 de dezembro de 1983, o Conselho Federal de Educação aprovou a Carta Consulta de transformação da então Federação das Faculdades Braz Cubas em Universidade.

A importante notícia veio valorizar a região de Mogi das Cruzes e premiar uma longa carreira de bons serviços presta-dos à educação brasileira, for-mando profissionais competentes.

Dois anos depois, pela Portaria Ministerial de número 1.012, de 1985, era concedido reconhecimento à Universidade Braz Cubas.