Informações sobre 

Pós Graduação Especialização Desenvolvimento de Sistemas para Ambientes WEB

UNOESTE Instituição: UNOESTE Modalidade: Presencial (Brasil) Preço: Consultar

Centro com período de matrícula encerrado. Preencha o formulário e lhe avisaremos quando o período de matrícula abra novamente

Pós Graduação Especialização Desenvolvimento de Sistemas para Ambientes WEB trabalhando
Seleccionar esta opção significa que aceita a politica de privacidade e as condições de uso do TopFormacao.com.br
Comentários sobre

Pós Graduação Especialização Desenvolvimento de Sistemas para Ambientes WEB trabalhando



Descrição Pós Graduação Especialização Desenvolvimento de Sistemas para Ambientes WEB

O Pós-Graduação de Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Ambientes WEB é Presencial, é realizado em Presidente Prudente - São Paulo, é está dirigido a Gerentes, Consultores, Desenvolvedores (analistas e programadores), Administradores de Sistemas, Técnicos e Tecnólogos em TI, Trainees e demais profissionais (bacharéis e tecnólogos) das áreas de Ciência da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Processamento de Dados, Engenharias, Administração e Gestão de Empresas que objetivem habilitação por meio de conceitos, técnicas, ferramentas e metodologias atualizadas que os levem a um posicionamento frente às exigências do mercado de trabalho.

Diploma:

Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Ambientes WEB baseados em Tecnologia Java

Promover a qualificação do profissional de informática para o desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, utilizando banco de dados, em ambiente internet, focado em tecnologia Java; » Propiciar, de forma prática e objetiva, uma atualização de conhecimentos em desenvolvimento de sistemas cliente/servidor e aplicações internet, atendendo, assim, às necessidades geradas pelo mercado; » Oferecer ao profissional de informática o entendimento dos diversos tipos de tecnologias, oferecendo forte base para projetar um sistema para internet ou manter sistemas existentes; » Permitir ao profissional tornar-se autônomo na busca de novos conhecimentos e atualização dos conteúdos abordados, fornecendo-lhe os mecanismos para isso, ou seja, após o término do curso proporcionar ao aluno condições de buscar a atualização por conta própria; » Oferecer habilitação mínima para o magistério superior.

Conteúdo:

FERRAMENTAS PARA ENGENHARIA DE SOFTWARE: Metodologias e Processos para Engenharia de Software (RUP, FDD e XP); Suítes Integradas de Ferramentas para Engenharia de Software; Introdução à Modelagem Visual com UML 2.0; Apresentação de ferramentas de apoio a: Modelagem de Negócios, Gerenciamento de Requisitos, Análise e Design, Gerenciamento de Configuração e Controle de Mudanças, Implementação, Testes de Software, Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software e Gerenciamento de Projetos de Software.

ANALISE E PROJETO ORIENTADA A OBJETOS: Introdução a Orientação a Objetos. Conceitos Básicos de Orientação a Objetos (classes, objetos, atributos, operações, herança, abstração, representação, encapsulamento, reuso e comunicação entre objetos). História da Análise Orientada a Objetos (evolução). Visão Geral da UML: Vocabulário da UML, Diagramas, Regras e Mecanismos Comuns (notas, estereótipos, valores atribuídos). O Ciclo do Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos. O Processo Unificado. Modelagem da Arquitetura de um Sistema. Artefatos usados pelo Processo Unificado: Casos de Uso, Diagrama de Caso de Uso, Modelo Conceitual, Diagramas de Seqüência de Sistema, Contratos, Diagrama de Classes, Diagrama de Interação. Padrões de Projeto (Design Patterns). Desenvolvimento de Estudos de Caso em uma Ferramenta de Modelagem.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO: História. Fundamentos do Modelo de Objetos (Análise, Projeto e Programação). Conceitos de Orientação a Objetos (classes, objetos, atributos, operações, herança, abstração, representação, encapsulamento, polimorfismo e comunicação entre objetos). Programação orientada a objetos em Java (Sintaxe POO/Java). Desenvolvimento de interfaces gráficas com o usuário utilizando o pacote AWT/Swing. Estudos de casos utilizando a programação orientada a objetos em Java, ambiente gráfico e noções de acesso à banco de dados via JDBC.

PROGRAMAÇÃO JAVA – APPLETS: APIs Java para Implementação de Interfaces Gráficas; Camadas Arquiteturais Comumente utilizadas em aplicativos Desktop; Práticas com AWT & Java2D e Componentes Swing; Conceitos Básicos de Applets; HTML e Applets; Conversão de Aplicativos Desktop em Applets.

PROGRAMAÇÃO JAVA - JSP e SERVLETS: Introdução ao desenvolvimento de sistemas para web: funcionamento do protocolo HTTP - Hyper Text Transfer Protocol, HTML - Hypertext Markup Language, Formulários, URL e passagem de parâmetros via GET e POST. Criação de páginas dinâmicas: CGI, ISAPI, NSAPI, ServletAPI, JSP, PHP, ASP. Conceitos de fundamentação para JSP e Servlets (Tag Libraries e JSTL (JSP Standard Tag). Introdução à Java 2 Enterprise Edition. Introdução as APIs JSP e Servlets. Estruturas fundamentais de Servlets. Estruturas fundamentais de JSP. Diretivas JSP. Controle de sessões HTTP em JSP. Acesso a HTTP request e response headers. Utilização de JSPs com JavaBeans. Introdução a JDBC: Realizando conexões ao banco de dados PostgreSQL, criando e utilizando uma Connection Factory, criando e utilizando um DAO - Data Access Object.

WEB SEMÂNTICA: Conceito de estruturação de dados. Semântica da Informação. Principais linguagens de marcação para estruturação e apresentação de conteúdos (HTML, DHTML, XML, XLS). Atividades práticas de laboratório.

REDES TCP/IP: Evolução dos sistemas computacionais. Evolução das Redes de computadores. Arquitetura das redes de computadores: Modelo de referência OSI, Modelo Internet TCP/IP, Comparação entre o modelo OSI e TCP/IP. Equipamentos de interconexão de redes. Redes Ethernet, Fast Ethernet , Gibabit Ethernet e Protocolo ARP. Camada de Rede: Protocolo IP, Protocolo ICMP, NAT e Roteamento. Camada de Transporte: Protocolo TCP e Protocolo UDP. Camada de Aplicação

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS EM JAVA: Introdução a sistemas distribuídos: Modelos de arquiteturas de sistemas distribuídos. Camadas de software. Modelos fundamentais: Interação, Faltas, Segurança. Comunicação inter-processos: Sockets. Comunicação UDP. Comunicação TCP. Representação externa de dados. Referência a objeto remoto. Modelo de objetos distribuídos. Invocação remota: RMI, RPC, CORBA: Modelo Objeto. IDL. Enterprise Java Beans, Containers EJB, Session Beans, Entity Beans, Message-driven Beans. Persistência. JAVA RMI: Modelo Objeto. Interfaces Java. Arquitetura Java RMI. Exemplo de programas. Introdução a Jini. Persistência. Enterprise Java Beans.

BANCO DE DADOS: Banco de dados Objeto-Relacional: Definição, Característica, Diferença de BDs Orientados a Objetos e Objeto-Relacional, SGBD Objeto-Relacional, Comandos SQL3, Mapeamento UML para Objeto-Relacional.

PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS: Projeto prático em laboratório utilizando as tecnologias java e integração com banco de dados.

METODOLOGIA CIENTÍFICA: Estrutura de projeto de pesquisa e de trabalho científico. Produção de trabalho científico: redação, ilustrações, formas de apresentação. Normas técnicas: referências, citações, editoração.

WEB SERVICES: Introdução à Web Services (tecnologias, características). Tecnologias (XML-RPC, SOAP, WSDL, UDDI, ebXML, J2EE). XML (Definição, Web Semântica, Características, Implementações, DTDs, SAX vs DOM). Protocolo SOAP (Especificação, Componentes, Tendencias, Web Services em J2EE). Arquitetura (Implementações, Componentes, CLiente e Serviço SOAP). Desempenho e Escalabilidade. Web services orientados a documentos e a RPC. Uso de web services para integração B2B.

FRAMEWORKS JAVA: Conceitos sobre Frameworks Java; Apresentação de Frameworks para implementação de: Persistência de Objetos em Bancos de Dados Relacionais, Registro de Log, Testes, Desenvolvimento Web, Multimídia e outros de uso específico.

QUALIDADE DE SOFTWARE: Qualidade de software e garantia de qualidade de software; Revisões de software; Revisões técnicas formais; Teste de software; Métricas; Normas para processo e produto.